Transformando fotos em Street View

Para compartilhar imagens do Street View com você no Google Maps, a equipe de engenharia do Street View trabalha bastante nos bastidores. Veja um pouco do que nossa equipe está fazendo para levar o Street View até você.




Carro do Street View

Coleta de imagens

Antes de mais nada, precisamos sair por aí e fotografar os lugares para mostrar no Street View. Ao planejar o percurso, damos muita atenção ao sol. Precisamos que ele esteja alto o bastante para que as sombras não escureçam os edifícios. Também levamos em conta o clima e a temperatura. Não queremos que neve, neblina e chuva causem atrasos e deixem as imagens sem foco.

Para sair com o clima e a luz certos nos EUA, por exemplo, começamos pelos estados do sul, vamos para os estados do norte à medida que o tempo esquenta e voltamos para o sul quando chega o inverno. Na Europa, isso significa começar pelo sul da Itália e subir gradualmente para a Suécia.

Quando pensamos por onde devemos começar a fotografar, pensamos nas grandes áreas metropolitanas, já que é nelas que o Street View vai atender à maior quantidade de pessoas. Normalmente começamos pelo centro da cidade, para captar as áreas centrais populares, e então expandimos a área de alcance.

Como alinhar imagens ao Google Maps

Precisamos saber exatamente onde cada imagem foi captada, para que você possa vê-la no lugar certo quando estiver no Street View. Para isso, combinamos sinais de diversos sensores no carro, incluindo um dispositivo de sistema de posicionamento global (GPS), e monitores que medem velocidade e direção.

O dispositivo GPS mostra a localização exata do carro quase sempre, mas às vezes fatores como prédios altos no centro da cidade bloqueiam o sinal e os dados dos outros sensores ajudam a preencher essas lacunas. Podemos refazer a rota do carro de forma precisa combinando esses sinais.

Como sabemos exatamente em que ponto da rota e em que direção cada imagem foi captada, podemos relacioná-la um lugar específico e até inclinar a imagem para alinhá-la a um terreno acidentado.

Como transformar fotos em uma panorâmica de 360 graus

Ao fotografar para o Street View, não queremos que haja lacunas nas imagens, por isso há câmeras adjacentes no carro que tiram fotos sobrepostas. Para remover a sobreposição e criar uma imagem contínua em 360 graus, nós “costuramos” as imagens.

Nós sabemos a geometria de todas as câmeras no sistema, e a partir daí determinamos onde nas imagens devemos "costurar" para criar um panorama unificado. Então aplicamos algoritmos de processamento de imagem especiais para reduzir as "costurar" onde as imagens se encontram para criar uma transição mais suave.

Estas são fotos originais: Oito fotos individuais

As fotos são costuradas para criar uma panorâmica contínua: Uma foto costurada de oito fotos individuais

A imagem parece distorcida, já que é a representação plana de uma forma esférica. Pense em como o globo terrestre fica quando o colocamos em uma folha de papel.

Nós então projetamos a imagem novamente em uma esfera, para que tenha aparência normal no Street View.

Há diversos fatores que devemos considerar para exibir a imagem certa. Quando você arrasta o Pegman para o mapa, nós calculamos a panorâmica correspondente mais próxima e mostramos a parte da imagem que se adapta à janela do navegador. Quando você gira para outros ângulos, outras seções da mesma panorâmica de 360 graus são carregadas.

À medida que você avança por uma rua, precisamos determinar qual imagem será mostrada. Nós calculamos isso com base em sinais coletados pelo carro, por exemplo os dados dos três lasers. A rapidez com que os lasers refletem nas superfícies nos diz a que distância cada edifício ou objeto está e permite construir modelos 3D. Quando você move o mouse para uma área distante, esse modelo 3D determina a melhor panorâmica daquele local a ser mostrada.

Nós usamos os mesmos dados no Google Earth, projetando as imagens do Street View em modelos 3D para proporcionar uma experiência imersiva.

Modelo tridimensional

Desfoque de imagens

Nós aplicamos ainda uma tecnologia de ponta para desfoque de rostos e placas de carro, para assegurar que os pedestres e carros nas fotografias não sejam identificados. Para obter mais informações sobre o desfoque de imagens, visite a seção sobre privacidade deste site.