Criar um mapa ou uma história no Google Earth para Web
Conteúdo do tutorial
-
Pré-requisitos
-
Vamos começar.
-
Criar um projeto e adicionar lugares
-
Adicionar informações importantes aos seus lugares
-
Adicionar fotos, vídeos e texto
-
Visualizar mudanças
-
Personalizar o estilo dos marcadores de local
-
Adicionar visualizações em 3D
-
Alterar a caixa de informações
-
Adicionar informações ao segundo marcador de local
-
Adicionar vídeos
-
Adicionar linhas e formatos ao projeto
-
Adicionar slides ao projeto
-
Compartilhar seu projeto
-
Compartilhar um link para o projeto
-
Compartilhar o projeto com pessoas específicas para visualização e colaboração
-
Mais recursos com as ferramentas de criação do Google Earth
-
Visualizar seus projetos na Web e em dispositivos móveis
-
Fixar projetos
-
Importar seus arquivos KML
-
Exportar um KML
-
Discussão e feedback
-
Próximos passos
Pré-requisitos
- Não é preciso entender de programação.
- Navegador Chrome (faça o download aqui) com login feito na sua Conta do Google. Não tem uma? Inscreva-se aqui.
Vamos começar.
As novas ferramentas de criação do Google Earth permitem criar e compartilhar facilmente mapas e histórias sobre nosso mundo com um projeto do Earth. É possível fazer um projeto sobre qualquer tema, desenhando marcadores de local, linhas e formatos, adicionando informações contextuais aos lugares (texto, links, imagens, vídeos, visualizações em 3D e Street View) e organizando o projeto como uma história. Você pode compartilhar seu projeto e colaborar em outros. No modo de apresentação, os usuários voarão de um lugar a outro seguindo a narrativa do projeto, mergulhando em uma jornada pelas imagens do Google Earth e o conteúdo personalizado que você fornecer.
Este tutorial apresentará as novas ferramentas de criação e explicará o processo de criação e compartilhamento do seu projeto do Earth. Para concluí-lo, você precisará de textos, fotos e vídeos para adicionar ao projeto. Você pode usar seu próprio conteúdo ou o material de amostra fornecido pelo Jane Goodall Institute (JGI). Faça o download do arquivo ZIP abaixo com as imagens do JGI e extraia o conteúdo para uma pasta no seu computador.
JGI_sample_content.zip (arquivo ZIP com 249 KB)
Se preferir usar o exemplo do Jane Goodall Institute, visualize a versão final dessa história antes de começar o tutorial.
Criar um projeto e adicionar lugares
- Abra o Google Earth no computador https://earth.google.com/web.
- Clique no ícone de projetos no painel de navegação à esquerda.
-
Se é a primeira vez que você cria um projeto, clique no botão Criar para começar. Se já tiver criado outros projetos do Earth, verá uma lista deles. Clique no botão Novo projeto para abrir um novo. Caso você não tenha feito login na sua Conta do Google, será exibida uma solicitação. No painel de detalhes do projeto, clique no botão de edição , à direita de Projeto sem título, para alterar o título e a descrição dele. Nesse caso, disponibilizamos o texto abaixo para que você copie e cole nesses campos.
Título do projeto:
A jornada de Jane Goodall a Gombe
Descrição:
Jane Goodall é uma das naturalistas e conservacionistas mais conhecidas do mundo. O trabalho dela revolucionou nossa compreensão sobre os chimpanzés. Ela fundou o Jane Goodall Institute, que atua na preservação de chimpanzés em toda a África.
Você perceberá que suas edições são automaticamente salvas no Google Drive à medida que trabalha.
-
Agora é hora de adicionar seu primeiro lugar ao mapa. Há duas maneiras de fazer isso: inserindo um marcador de local ou usando a pesquisa para encontrá-lo. Primeiro, tentaremos incluir o marcador no mapa:
Viaje pelo globo até encontrar a Inglaterra. Agora, clique no botão "Adicionar marcador" na barra de criação, no canto inferior esquerdo, para ativar a ferramenta de marcadores de local.
Depois, clique no mapa, na Inglaterra, para adicioná-lo.
Dica: se não estiver vendo o nome do país e de outros lugares, altere o estilo do mapa. Clique no botão de menu do Google Earth e selecione o estilo. Altere para "Exploração" e veja os nomes dos lugares no globo.
-
Na caixa "Salve o projeto", clique no campo "Título" e nomeie seu marcador de local como "Infância da Jane". O campo estará definido como "A jornada de Jane Goodall a Gombe". Clique em Salvar.
Você verá seu marcador na lista de elementos do painel de detalhes do projeto.
-
Agora, vamos adicionar um marcador de local usando o outro método: a ferramenta de pesquisa. Clique no ícone de pesquisa no painel de navegação à esquerda e busque por "Nairobi National Museum". Clique no primeiro resultado da pesquisa.
-
No cartão de informações do Nairobi National Museum, à direita, clique no botão Adicionar ao projeto.
Clique em Salvar para adicionar o segundo lugar ao seu projeto. Para fechar o cartão, clique no X no canto superior direito.
Adicionar um lugar do Street View
- Agora, vamos adicionar o terceiro e último lugar. Dessa vez, no Street View. Use novamente a ferramenta de pesquisa para voar até o Gombe National Park, mas feche o cartão de informações sem adicioná-lo ao projeto.
- Clique no Pegman do Street View, no canto inferior direito. Pontos e linhas azuis aparecerão sempre que imagens do Street View estiverem disponíveis. Clique neles para entrar no Street View em uma das florestas do parque.
-
Navegue com o Street View até encontrar a visualização que você gostaria de adicionar ao local. Clique no botão Capturar esta visualização.
-
Nomeie o marcador como "Gombe National Park" e salve-o no projeto.
Visualizar o projeto finalizado
-
Clique no botão Apresentar para ver o projeto em formato de narrativa.
-
Clique nas setas de avançar e voltar no índice, no canto inferior esquerdo, para acessar cada elemento do seu projeto. Clique no botão de voltar , a seta no canto superior esquerdo, para sair da apresentação.
Dica: também é possível inserir um marcador de local no globo. Basta clicar no botão Novo recurso e selecionar Adicionar marcador.
Dica: para alterar a ordem de narrativa do projeto, acesse o painel de detalhes do projeto e reorganize a lista de elementos clicando e arrastando-os para colocar em uma ordem nova.
Adicionar informações importantes aos seus lugares
Adicionar fotos, vídeos e texto
-
No painel de detalhes do projeto, passe o cursor sobre o primeiro elemento e clique no botão de edição para abrir o painel do Editor de propriedade.
-
Clique no botão de câmera.
Você verá opções para fazer o upload de uma imagem do seu computador, escolher uma foto de um álbum do Google Fotos, pesquisar imagens na Web, selecionar uma imagem por meio de um URL ou adicionar vídeos do YouTube.
Usando a opção de busca, pesquise imagens de Bournemouth (onde Jane viveu na infância) e escolha uma. Clique em "Selecionar" para ver a imagem em miniatura no painel do Editor de propriedade.
-
Clique novamente no botão de câmera para adicionar uma segunda foto. Pesquise e inclua a segunda foto. Adicionar várias imagens criará um carrossel na caixa de informações.
-
Clique no campo "Descrição" e cole o texto abaixo. Esta caixa tem opções básicas de formatação, incluindo negrito, itálico, sublinhado, listas com marcadores, recuo e hiperlinks. Textos que iniciarem em "http" serão transformados automaticamente em hiperlinks.
Jane Goodall cresceu em Bournemouth, na Inglaterra. Durante essa fase, ela era fascinada por todos os tipos de animais. Quando era nova, os livros favoritos dela eram
Dr. Dolittle
e Tarzan. Ela sonhava em ir para a África, ver os animais incríveis que viviam lá e escrever livros sobre eles.
Visualizar mudanças
Clique no botão Visualizar apresentação para ver as mudanças no modo de apresentação. Clique no botão de voltar para retornar ao painel do Editor de propriedade e continuar fazendo as modificações.
Personalizar o estilo dos marcadores de local
- Role até o painel do Editor de propriedade e encontre a seção "Marcadores de local". Clique no tamanho do marcador e mude para "Grande".
- Clique no ícone do balde de tinta e altere a cor do marcador para amarelo.
-
Clique no menu flutuante e selecione "Ver mais ícones". Pesquise os ícones usando a palavra "livro" e selecione o ícone de livro para representar a infância de Jane.
Dica: também é possível adicionar um ícone personalizado (seu próprio arquivo de imagem). Para isso, clique no menu flutuante e selecione "Fazer upload do ícone personalizado". Seus ícones precisam estar em formato JPG ou PNG. Recomendamos usar um tamanho de imagem de 128 x 128 ou 64 x 64 pixels. Ícones grandes demais afetam o desempenho do app.
Adicionar visualizações em 3D
Agora que sabemos que Jane cresceu em Bournemouth, vamos tornar a visualização da infância dela mais específica e imersiva no Earth.
- Clique no marcador de local e arraste-o até Bournemouth (a oeste de Southampton, no litoral sul da Inglaterra). Pode ser necessário dar zoom e movimentar o mapa para ver a cidade melhor.
- Agora, gire a superfície do Earth usando a bússola ou os atalhos do teclado até encontrar uma vista de Bournemouth que você gostar.
-
Clique no botão Capturar esta visualização. Essa ação associará a visualização em 3D ao seu local e, no modo de apresentação, quando você visitar o lugar, o mapa voará até essa visualização.
Alterar a caixa de informações
É possível alterar o estilo da caixa de informações que exibe o conteúdo (texto, fotos, vídeos etc.).
- No painel do Editor de propriedade, clique na seta suspensa à direita da caixa de informações e mude-a de "Pequena" para "Grande".
- Clique no botão Visualizar apresentação para ver as alterações. Escolha o estilo que preferir.
Adicionar informações ao segundo marcador de local
Agora, vamos incluir informações aos outros marcadores de local do seu projeto.
-
Clique no botão de voltar para retornar ao painel de detalhes do projeto.
-
Passe o cursor sobre o segundo marcador de local e clique no botão de edição .
-
Como adicionamos esse marcador de um cartão de informações, ele exibirá os dados do Mapa de informações do Google. Você pode clicar no botão "Visualizar apresentação" para ver as informações padrão. Se preferir, mantenha as informações do cartão como estão, ou clique em "Substituir" no painel do Editor de propriedade para excluir os dados e incluir seu próprio conteúdo. Nesse caso, vamos apagar o conteúdo do cartão de informações do Google.
-
Não mude o título "Nairobi National Museum" fornecido pelo Mapa de informações. Em vez disso, adicione uma nova descrição ao marcador de local:
Em 1957, em uma visita ao Quênia, Jane conheceu o famoso antropólogo e paleontologista Dr. Louis Leakey, que a contratou como secretária. O Dr. Leakey estava em busca de alguém para iniciar os estudos sobre os chimpanzés e entender melhor o passado evolutivo do ser humano.
-
Adicione uma imagem fazendo o upload do arquivo jane_and_leakey.jpg (localizado em JGI_sample_content.zip) no seu computador.
-
Defina uma visualização em 3D e clique no botão Capturar esta visualização.
-
Edite seu terceiro e último marcador de local, "Pico de Jane". Adicione esta descrição:
"Jane Goodall chegou em Gombe em julho de 1960. A área estava localizada no que na época era o protetorado britânico Tanganica. Naqueles tempos, nunca uma jovem mulher de 26 anos viajaria sozinha pelas florestas da África. Com apenas binóculos e um caderno, Jane escalou o pico mais alto de Gombe em busca de chimpanzés. Durante anos, a pesquisa de Jane levou a muitas descobertas, por exemplo, de que os chimpanzés sabem criar e usar ferramentas, como os humanos. A equipe de pesquisa dela tem estudado o comportamento e acompanhado a vida dos chimpanzés de Gombe durante muitas décadas.
Adicionar vídeos
-
Ainda no painel do Editor de propriedade do terceiro marcador de local, clique no botão de câmera e selecione "YouTube". É possível buscar um vídeo ou acessar seus vídeos públicos do YouTube. Se você tiver um vídeo não listado que quiser adicionar, insira o URL na caixa de pesquisa para selecioná-lo.
-
Busque por "jane goodall termite fishing" e selecione o primeiro resultado para incluir o vídeo no lugar.
Adicionar linhas e formatos ao projeto
Desenhar uma linha
-
No painel de detalhes do projeto, clique no botão Novo recurso e selecione "Desenhar linha ou forma". Observação: você também pode clicar no botão Desenhar linha ou forma na barra de ferramentas de criação na parte inferior da tela.
-
No mapa, clique para adicionar vários pontos e desenhar uma linha. A cada clique, um novo trecho é adicionado à linha. Para finalizá-la, pressione Enter. No projeto de Jane Goodall, você pode desenhar um caminho que o barco tomaria para chegar da cidade mais próxima (Kigoma) até a estação de pesquisa em Gombe.
-
Na caixa "Adicionar ao projeto", nomeie sua linha e clique em Editar lugar.
-
Na seção "Largura e cor", clique e altere a largura da linha para 8 pixels.
-
Clique na paleta de cores e selecione vermelho como a cor da linha. Também é possível clicar em Cores personalizadas para criar sua própria amostra de cores. Observação: o código hexagonal pode ser editado diretamente para correspondências exatas de cores da Web.
-
Diminua o zoom para ver a linha toda e clique em Capturar esta visualização.
Dica: se você abrir o painel do Editor de propriedade para a linha, poderá arrastar e mover os pontos da linha para redefinir o formato dela, mas não excluir ou adicionar trechos.
Desenhar um formato
-
Agora, vamos adicionar um formato. No painel de detalhes do projeto, clique no botão Novo recurso e selecione "Desenhar linha ou formato".
-
No mapa, clique para adicionar vários pontos e desenhar um formato. A cada clique, um novo trecho é adicionado para definir o circunscrito do formato. Para finalizar, clique mais uma vez no primeiro ponto que foi adicionado para fechar o desenho. No projeto de Jane Goodall, você pode desenhar um formato em volta da estação de pesquisa de Gombe.
-
Na caixa "Adicionar ao projeto", nomeie o formato e clique em Editar lugar.
-
Na seção "Largura e cor do circunscrito", mude para vermelho.
-
Na seção "Cor de preenchimento", altere para amarelo. Também é possível mudar a transparência usando o menu suspenso acima da paleta de cores.
-
Ajuste a visualização e clique em Capturar esta visualização.
Dica: você pode redefinir o formato do polígono clicando e arrastando pontos, mas não excluir trechos. Não é possível clicar e arrastar o formato inteiro para um novo local.
Adicionar slides ao projeto
-
No painel de detalhes do projeto, clique no botão Novo recurso e selecione Slide em tela cheia.
-
Defina um título e uma descrição para o slide.
A jornada de Jane Goodall a Gombe
Esta é a história de Jane Goodall e sua pesquisa inovadora com chimpanzés no Parque Nacional de Gombe.
-
Para adicionar uma imagem, clique no botão de câmera e faça o upload do arquivo jane_peak.jpg (encontrado em JGI_sample_content.zip) no seu computador.
-
Clique no botão de voltar para retornar ao painel de detalhes do projeto.
-
Clique no slide da lista de elementos e arraste-o para o começo dela.
-
Clique no botão "Apresentar" para ver como o novo slide mostra seu projeto.
Dica: é possível adicionar slides para apresentar seu projeto, criar capítulos ou seções, incluir uma mensagem final ou créditos e muito mais.
Dica: se você usar uma imagem como plano de fundo do slide, o título e a descrição aparecerão no canto inferior esquerdo. Caso prefira utilizar uma cor, eles ficarão centralizados no slide.
Compartilhar seu projeto
Você tem várias opções para compartilhar seu projeto do Earth com outras pessoas. Por padrão, todos os projetos são privados, ou seja, somente o criador consegue visualizar e editar. A seguir, você aprenderá a compartilhar e colaborar em projetos.
Compartilhar um link para o projeto
-
Clique no botão "Compartilhar" do painel de detalhes do projeto.
-
Clique em "Gerar link compartilhável".
-
Copie o link. Agora você pode compartilhar o link com outras pessoas para que elas visualizem seu projeto. Observação: ao ativar o compartilhamento de link, qualquer pessoa com o link consegue visualizar o projeto. Para controlar as permissões de acesso da Conta do Google, recomendamos usar o método descrito abaixo em vez de ativar o compartilhamento de link.
Dica: por padrão, quem tiver um link poderá apenas visualizar o projeto. Se quiser, é possível alterar as permissões para que qualquer um com um link consiga editá-lo.
Compartilhar o projeto com pessoas específicas para visualização e colaboração
-
Clique no botão "Compartilhar" do painel de detalhes do projeto.
-
Em "Pessoas", insira os endereços de e-mail dos destinatários com quem você quer compartilhar o mapa diretamente, ou escolha alguém nos seus contatos e clique em "Concluído". Você escolhe se as pessoas convidadas poderão modificar ou apenas visualizar o projeto. Quem não tiver acesso para edição não verá os botões de edição no painel de detalhes do projeto e, assim, não terá acesso ao Editor de propriedade de nenhum elemento.
Mais recursos com as ferramentas de criação do Google Earth
Visualizar seus projetos na Web e em dispositivos móveis
Para ver seus mapas e histórias e aqueles que foram compartilhados com você, clique em "Projetos" no painel de navegação e procure na lista. Nela, você verá as histórias e os mapas organizados nas categorias "Fixados no Earth", "Arquivos KML" e "Recentes". Também é possível usar o botão Novo projeto para abrir projetos e arquivos KLM que não aparecem automaticamente na lista de projetos. Você também pode abrir o projeto do Earth diretamente do Google Drive ou com um link compartilhado.
Para visualizar seus projetos em um dispositivo móvel, abra o app Google Earth, clique no menu no canto superior esquerdo e selecione "Projetos". No momento, não é possível editar projetos em dispositivos móveis.
Fixar projetos
Para garantir que seu projeto sempre apareça na lista (mesmo quando você não o abriu recentemente), passe o cursor sobre ele no painel de projetos e clique no ícone de fixação. O projeto aparecerá na seção "Fixados no Earth" no seu dispositivo.
Dica: os projetos fixados quase sempre ficam visíveis no globo, até quando você está explorando um outro projeto no modo de apresentação. A única exceção é quando você desativa a visibilidade usando o botão "Ocultar projeto". Você pode utilizar esse recurso para agrupar vários projetos e/ou arquivos KML.
Importar seus arquivos KML
Se você já criou um mapa usando outra ferramenta, como o Google My Maps, Tour Builder ou Google Earth Pro, e o salvou em formato KML ou KMZ, é possível importar o arquivo para visualizar e editá-lo no Google Earth (com algumas limitações):
No momento, você pode importar KMLs somente como arquivos locais. Arquivos locais são projetos salvos no armazenamento local do navegador no seu computador. Eles não ficam no Google Cloud e não podem ser compartilhados com outras pessoas ou entre dispositivos. Ficam apenas no armazenamento local do navegador, no computador usado para importá-los.
Antes de importar arquivos KML, é preciso ativar essa função nas configurações do Google Earth.
-
Clique no botão de menu do Google Earth e selecione "Configurações".
-
Role até o menu "Configurações" e habilite a opção "Ativar a importação de arquivos KML".
-
Clique em "Salvar".
Agora você pode importar esse tipo de arquivo.
- Acesse o painel de projetos e clique no botão "Novo projeto". Sem ativar a importação de arquivos KML, clicar nesse botão permite apenas criar um novo projeto ou abrir um do Google Drive. Agora, você verá as opções para criar e importar arquivos do seu computador ou Google Drive no formato KML.
- Selecione "Importar arquivo KML do computador".
- Selecione o arquivo no computador e clique em "Abrir".
- Ele aparecerá no painel de projetos. Você pode explorar e editar o KML.
Dica: podem ocorrer problemas na importação de arquivos KML mais complexos. Por exemplo, alguns recursos avançados do KML não estão funcionando no novo Google Earth para Web e em dispositivos móveis, incluindo os modelos de visualização em 3D, tours, rotas, KML com base em tempo e sobreposições de fotos. Além disso, arquivos KML grandes ou recursos complexos (por exemplo, polígonos com muitas vértices) nem sempre são importados ou renderizados corretamente.
Dica: se você criar ou importar arquivos KML, não poderá convertê-los em projetos do Earth (armazenados no Google Cloud) nem compartilhar com outras pessoas.
Exportar um KML
Para exportar um KML do projeto, acesse o painel de detalhes e clique no menu flutuante . Depois, selecione "Exportar como arquivo KML".
Discussão e feedback
Alguma dúvida sobre este tutorial? Gostaria de nos enviar algum comentário? Acesse a Comunidade de Ajuda do Google Earth para discuti-lo com outras pessoas.