Qualidade do ar

Ar limpo é essencial para a vida na Terra, só que mais de 90% da população mundial respira um ar poluído. Nos últimos anos, o Google equipou vários carros do Street View com sensores de poluição para medir a qualidade do ar nas ruas das cidades. Temos trabalhado com parceiros em todo o mundo para fazer mais de 500 milhões de medições do ar. Queremos ajudar as cidades a tomar decisões melhores com essas informações e intensificar as iniciativas para ter um ambiente mais saudável e sustentável. Essas medições podem tornar visível o que, por ora, está invisível, ajudando todos a respirar melhor e viver com mais saúde.

Dublin

Fizemos uma parceria com a Câmara Municipal de Dublin como parte do programa Smart Dublin, gerando insights hiperlocais sobre dados da qualidade do ar que ajudarão a capital irlandesa a entender melhor o cenário e definir ações para diminuir a poluição. Esta é a próxima fase da parceria de Dublin com o recurso Environmental Insights Explorer (EIE) do Google, que ajuda programas inteligentes de transporte público a reduzir as emissões e aumentar o uso de alternativas mais limpas. Nessa iniciativa, usamos um Jaguar I-PACE (o primeiro carro elétrico do Street View do Google), que percorreu a cidade e mediu a qualidade do ar durante um ano, utilizando a plataforma móvel especializada da Aclima, que mede e analisa os níveis de dióxido de nitrogênio (NO₂), óxido nitroso (NO), dióxido de carbono (CO₂), monóxido de carbono (CO), particulados (PM2.5) e ozônio (O₃), poluentes que, quando altamente concentrados, prejudicam a saúde das pessoas e o clima. Na Irlanda, essa foi a primeira vez que um carro do Google Street View foi usado para medir a poluição e os gases do efeito estufa com base em imagens do Street View do Maps, uma parceria que só foi possível devido ao trabalho dos engenheiros da Jaguar Land Rover, que integraram a tecnologia do Street View ao veículo.

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Mapas da qualidade do ar lançados no Environmental Insights Explorer

Em outubro de 2019, publicamos novos insights hiperlocais sobre a qualidade do ar no Environmental Insights Explorer, começando com dados de Copenhague e Londres. Essa iniciativa é parte de uma nova seção chamada EIE Labs, um projeto-piloto que usa conjuntos de dados sobre o clima como indicadores críticos de ações a serem priorizadas e acompanhadas. Estamos criando um novo mapa sobre a qualidade do ar de Copenhage em parceria com a cidade de Copenhage e os cientistas da Universidade de Utrecht, coletando dados no nível da rua sobre a qualidade do ar com o auxílio de veículos do Google Street View e instrumentos científicos. O mapa preliminar mostra a concentração bloco por bloco do carbono negro e partículas ultrafinas de poluição, que a cidade já está utilizando no trabalho com arquitetos e designers para repensar as ações no futuro.


O material particulado ultrafino (MPU também chamado de MP0,1) são nanopartículas com menos de 0,1 mícron de diâmetro. Elas são emitidas pela queima do combustível dos veículos e podem penetrar profundamente nos pulmões e na corrente sanguínea.

Em Londres, em parceria com o projeto Breathe London, publicamos novos mapas de qualidade do ar do material particulado fino (MP2,5) e do dióxido de nitrogênio.


O dióxido de nitrogênio (NO₂) é formado principalmente pela queima de combustível, geralmente, de carros, caminhões e indústrias. Ele está associado a problemas respiratórios, incluindo o aumento de ataques de asma e a redução das funções pulmonares.

Amsterdã

Em maio de 2019, anunciamos a parceria com a cidade de Amsterdã para coletar informações sobre a qualidade do ar no nível da rua. Dois carros do Street View foram equipados com sensores para medir o monóxido de nitrogênio (NO), o dióxido de nitrogênio (NO₂), o material particulado (MP2,5 e MP10), o material particulado ultrafino (MP0,1) e o carbono negro. Os cientistas da Universidade de Utrecht colocaram os sensores nos veículos e estão trabalhando junto com o governo da cidade e o Google para planejar as rotas e realizar a análise e validação dos dados. Quando a validação dos dados for concluída, o objetivo é compartilhar informações úteis com o público para ajudar todos (cidadãos, cientistas, autoridades e organizações) a tomar decisões mais conscientes.

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Copenhage

Em outubro de 2018, comunicamos a parceria entre o governo da cidade de Copenhage e o Google para coletar informações sobre a qualidade do ar no nível da rua. As autoridades e nós solicitamos a ajuda dos cientistas da Universidade de Utrecht na Holanda para equipar o carro com um sensor de medição da qualidade do ar. Eles também participaram de todo o processo de validação e análise dos dados. A Universidade de Aarhus na Dinamarca também contribuirá com o projeto.

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Londres

Em 2018, anunciamos nossa parceria com a Environmental Defense Fund, a Greater London Authority, o C40, a Air Monitors, o Laboratório Nacional de Física, a Cambridge Environmental Research Consultants, entre outras entidades, para realizar o projeto Breathe London. Começamos dirigindo dois carros do Google Street View especialmente equipados pela capital para coletar e analisar milhões de medições da qualidade do ar durante o ano de 2019.

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Houston

Em 2018, trabalhamos em conjunto com a Environmental Defense Fund (EDF) e pesquisadores da Universidade Rice e a Sonoma Technology, dirigindo dois carros do Google Street View equipados com aparelhos de monitoramento do ar pelos arredores de Houston, de julho de 2017 a março de 2018. Esse projeto de Houston coletou uma amostra mais diversificada de poluentes e identificou uma combinação de atividades industriais e comerciais em áreas residenciais.



Oakland

Em 2017, com ajuda dos nossos parceiros da Environmental Defense Fund (EDF), da Aclima e da Universidade do Texas, em Austin, compartilhamos os primeiros resultados de uma jornada que teve início em 2015: avaliar a qualidade do ar usando carros do Google Street View. Agora, você pode ver os mapas de Oakland, na Califórnia, publicados pela EDF, com dados sobre monóxido de nitrogênio (NO), dióxido de nitrogênio (NO₂) e carbono negro, poluentes emitidos por carros, caminhões, entre outros, que podem afetar nossa saúde e clima.


As partículas de carbono negro são emitidas pela queima de combustíveis, especialmente diesel, madeira e carvão. A alta exposição a elas está associada a ataques cardíacos, derrames e alguns tipos de câncer. Dados da qualidade do ar do Google/Aclima; análise feita por Apte et al/EDF. As cores no mapa não estão relacionadas às cores no Air Quality Index. Veja mais informações em edf.org/airqualitymaps.

Agora, os cientistas podem solicitar acesso aos dados validados. Você também encontra mais detalhes sobre a ciência por trás desses mapas na publicação especializada Environmental Science & Technology, produzida por uma equipe científica liderada pelo Dr. Joshua Apte, da Universidade do Texas, em Austin.

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Nossos planos de expansão do projeto

Em parceria com a Aclima, temos testado equipamentos de medição da qualidade do ar para refinar os sensores móveis e conseguir oferecer uma precisão semelhante àquela obtida por instrumentos de nível laboratorial. Após anos de esforços, em setembro de 2018, anunciamos que alcançamos essa meta e expandiríamos o mapeamento da qualidade do nosso ar com mais de 50 carros do Street View em outros lugares do mundo.

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Durante a fase inicial da pesquisa, o Google e a Aclima testaram o equipamento de medição em alguns carros do Street View. Em cada um, foram instalados dois conjuntos de equipamentos. O primeiro consistia em instrumentos de medição da qualidade do ar de referência e nível laboratorial, que são usados normalmente para monitoramentos feitos pelo governo. Esses aparelhos são caros e grandes, o que dificulta a instalação em vários veículos. O segundo conjunto era composto por sensores menores e compatíveis com dispositivos móveis, que permitiam a implantação em vários veículos. Com os dois conjuntos de equipamentos trabalhando lado a lado, foi possível validar o desempenho deles, e agora estamos confiantes de que os sensores menores da Aclima podem ser instalados em 50 carros do Street View.

Mapeamento do metano

O Projeto Air View teve início em 2014, quando anunciamos a parceria com a Environmental Defense Fund (EDF) para mapear milhares de vazamentos de metano em tubulações de gás natural que passam sob as ruas de algumas cidades dos EUA, usando os carros do Street View equipados com instrumentos de análise desse gás. Em 2016, uma das maiores concessionárias de serviços públicos dos EUA, a PSE&G, confirmou o uso dos dados e mapas criados pelo projeto de mapeamento do Street View para priorizar as áreas de trabalho de um programa próprio aprovado de milhões de dólares que determinava a substituição dos dutos. Assim, foi possível reduzir em 83% as emissões de metano nessas áreas, e a extensão de dutos substituída foi 35% menor do que o necessário estimado sem o uso dos dados. Acesse o site da EDF (em inglês), que mostra o quadro geral do que isso significa, e veja o trabalho científico apresentado na publicação especializada Environmental Science & Technology (em inglês).

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