Clima

Environmental Insights Explorer

Cidades como Nova York, Berlim, Oslo e Rio de Janeiro se comprometeram a reduzir a pegada de carbono em 80% nos próximos 30 anos. Essas metrópoles usam enormes conjuntos de dados como referência de avaliação para ajudar a identificar onde é possível reduzir a emissão do poluente. No entanto, muitas cidades não têm recursos para coletar os dados necessários, como o volume de CO₂ emitido pela construção civil, e acabam não conseguindo assumir esses compromissos ambientais.

A Environmental Insights Explorer (EIE), uma nova ferramenta on-line que criamos em colaboração com a Global Covenant of Mayors for Climate & Energy (GCoM), foi projetada para permitir que as cidades tenham fácil acesso a dados ambientais relevantes e consigam definir e atingir metas ambiciosas de redução das emissões de carbono. Ao analisar os dados abrangentes de mapeamento global do Google e os fatores padrão de emissão de gases do efeito estufa (GEE), a EIE estima os dados de emissão de CO₂ dos setores de transporte e construção civil das cidades, bem como o potencial de geração de energia renovável, resultando em valores de referência globalmente consistentes que servem para criar políticas, nortear soluções e avaliar o progresso dos projetos.



Global Power Plant Database

A eletricidade é o que move a economia global, ajudando as pessoas a sair da pobreza e os países a melhorar os padrões de vida. Ao mesmo tempo, muitos efeitos colaterais negativos dos atuais sistemas de geração de energia afetam a saúde, os recursos hídricos e o clima. Tomadores de decisão, defensores de direitos, empresas e investidores precisam de informações transparentes e altamente precisas sobre as usinas de energia para administrar essas vantagens e desvantagens.

O Global Power Plant Database (Banco de dados global de usinas) ajuda a enfrentar esse desafio fornecendo um banco de dados de código aberto abrangente sobre os sistemas de energia do mundo. Por meio de dados abertos, a plataforma e suas ferramentas ajudarão a responsabilizar órgãos competentes, empresas e investidores, além de informar e impulsionar a transição para um futuro com fontes de energia limpa, sem deixar de lado as metas de desenvolvimento.

Fique de olho e participe pelo link https://resourcewatch.org/data/explore/Powerwatch