Conservação da natureza

O mapeamento, monitoramento e análise das mudanças dinâmicas que estão acontecendo no nosso planeta nos dão informações que ajudam a proteger os diferentes biomas e, consequentemente, o planeta como um todo.

Por todos os lados, há sinais de que a vida na Terra está em uma situação crítica. Em maio de 2019, uma análise global projetou a extinção de um milhão de espécies e mostrou que os recursos essenciais para nossa vida no planeta estão interligados. Quando prejudicamos uma parte do ecossistema, sofremos um impacto correspondente em outro lugar. Se as ações humanas continuarem ameaçando o planeta, a sobrevivência da nossa própria espécie estará correndo risco.

Nossos esforços para conservação da natureza se alinham sob a premissa de que a natureza precisa de espaço suficiente para prosperar, seja em áreas protegidas formalmente, seja em áreas privadas bem-administradas. As áreas protegidas precisam ser monitoradas para que, de fato, não sofram danos. Todos se beneficiam de ecossistemas preservados e intactos. Veja abaixo alguns dos projetos de conservação da natureza de que participamos.

Como a antropologista Jane Goodall diz, "Só nos importamos quando entendemos; só agimos quando nos importamos", e o momento ideal para tomar conhecimento do nosso impacto e agir é agora.

Wildlife Insights

A Wildlife Insights é um esforço de organizações que lideram ações de conservação da fauna silvestre, como a Conservation International, o Smithsonian Conservation Biology Institute, o Museu de Ciências Naturais da Carolina do Norte, a Wildlife Conservation Society, a WWF, a Sociedade Zoológica de Londres e o Google Earth Solidário. A Wildlife Insights conta com o apoio da Gordon and Betty Moore Foundation e da entidade filantrópica Lyda Hill Philanthropies.

A plataforma da Wildlife Insights otimiza o monitoramento das ações de conservação acelerando a análise de dados de armadilhas fotográficas. Os pesquisadores podem fazer o upload dos dados coletados com esses equipamentos na plataforma baseada no Google Cloud e, então, gerenciar, identificar e analisar as informações sobre a biodiversidade. Além disso, eles podem usar modelos de IA no material coletado para eliminar os trechos das gravações em que não aparece nenhum animal e identificar as espécies que a câmera capturou. O Google criou modelos de IA que classificam as espécies e filtram as imagens em branco e sem nenhum animal, usando o framework TensorFlow de código aberto do Google. Saiba mais sobre a IA da Wildlife Insights e teste os modelos de IA com a ajuda da demonstração interativa arraste e solte.

Assista a um breve filme sobre a importância das armadilhas fotográficas no monitoramento da vida selvagem na Colômbia. Saiba mais em http://www.wildlifeinsights.org.

Exemplos em destaque de Ciência da Conservação Avançada com o Google Earth Engine

Global Deal for Nature

O Global Deal for Nature é um plano de tempo limitado que usa a ciência para salvar a variedade e diversidade da vida na Terra. O estudo comprova que, para o Acordo de Paris sobre o Clima funcionar, precisamos também de uma estratégia concomitante que proteja e restaure a natureza — por isso, a implantação do Global Deal for Nature. Leia sobre como a organização usou o Google Earth Engine para calcular como as pessoas podem proteger 50% do planeta pela natureza.

Um estudo anterior, liderado pelo Dr. Eric Dinerstein, que envolveu muitos cientistas de conservação, defende a proteção de metade do reino terrestre, ecorregião por ecorregião. Ao usar os dados sobre desmatamento do Dr. Matt Hansen e a Base de Dados Mundial de Áreas Protegidas do UNEP (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), Anup Joshi, da Universidade de Minnesota, aproveitou o Google Earth Engine para calcular a porcentagem de área do planeta que poderia permanecer preservada sem a interferência humana. A equipe do Google Earth Solidário colaborou para a visualização do novo conjunto de dados do Ecoregions2017©Resolve, que indica o status de biomas e áreas protegidas. Navegue pelo mapa e faça o download dos dados.

Map of Life

A equipe do Map of Life desenvolveu um mapa interativo para que conservacionistas possam observar e analisar áreas de habitats, além de avaliar o nível de proteção de espécies específicas. Ao usar o Earth Engine para reunir dados de várias fontes, o Map of Life refinou as previsões referentes à identificação dos locais onde há espécies ameaçadas de extinção. Os usuários podem ajustar os parâmetros (indicando, por exemplo, o habitat preferido de determinada espécie), e o Earth Engine atualiza o mapa, mostrando imediatamente o impacto na área em que essa espécie pode ser encontrada, além da extensão do habitat que precisa ser protegido. Saiba mais

Tiger Habitat Monitoring

Uma equipe liderada por Anup Joshi, da Universidade de Minnesota, desenvolveu um sistema de monitoramento baseado em satélite para acompanhar alterações e evitar a destruição dos habitats em situação crítica dos tigres selvagens ameaçados de extinção. Com a ajuda do Google Earth Engine, os dados de desmatamento gerados pelo Dr. Matt Hansen e pelo Google, além de outras informações disponíveis no Global Forest Watch, a equipe avaliou as mudanças que ocorreram nesses habitats críticos por mais de 14 anos. O estudo é o primeiro a acompanhar as 76 principais áreas de conservação de tigres selvagens em 13 países diferentes. Os resultados indicam que é possível alcançar a meta internacional de duplicar a população desses animais até 2022 por meio de ações efetivas de proteção e gestão florestal. Saiba mais

Há muito outros exemplos de como o Google Earth Engine está sendo usado na Ciência da Conservação Avançada. Acesse nosso canal no YouTube e veja alguns exemplos que foram apresentados nos encontros anuais do Geo for Good.

Narrações de histórias de conservação no Street View

Faça um safari com a Save the Elephants e conheça os elefantes selvagens do Quênia em seu habitat natural. Conheça Galápagos a pé e fique bem perto das patolas-de-pés-azuis com a Charles Darwin Foundation. Visite a cabana de pesquisa de Jane Goodall e conheça os chimpanzés do Parque Nacional de Gombe, além do jovem chimpanzé chamado Google, e saiba como foi possível ampliar o habitat desses animais por meio do trabalho junto às comunidades e cientistas locais. Conheça essas e muitas outras histórias contadas por parceiros como Wildscreen Arkive, WWF e BBC Earth usando o recurso Viajante do novo Google Earth.